What is it about?

Este trabalho analisa os pesquisadores, instituições e países que publicaram em periódicos brasileiros da área de turismo. Estes pesquisadores são avaliados e ranqueados considerando medidas bibliométricas (publicações, citações recebidas e índice H) e medidas oriundas da análise de redes sociais (centralidade de grau, de intermediação e Page Rank).

Featured Image

Why is it important?

Este trabalho analisou um total de 3.887 artigos publicados de 1990 a 2018 em periódicos brasileiros de turismo e identificou que os principais pesquisadores trabalham em instituições das regiões Sul e Sudeste do país e estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. As instituições que mais se destacaram foram aquelas que possuem ou possuíram programas de pós-graduação na área de turismo ou em áreas correlatas. A Universidade de São Paulo e a Universidade do Vale do Itajaí se destacam das demais em todas as métricas.

Perspectives

A combinação de análises de redes sociais e bibliométricas permite entender a dinâmica de uma área de conhecimento. Este tipo de análise é ainda mais enriquecedora quando aplicada a um campo interdisciplinar e em constante amadurecimento, como é o caso do Turismo no Brasil.

Dr. Luciano Digiampietri
Universidade de Sao Paulo Campus da Capital

Read the Original

This page is a summary of: Classificação de autores, instituições e países, por meio de métricas de produção, centralidade e impacto, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, June 2021, ANPTUR - Associacao Nacional de Pesquisa e Pos Graducao em Turismo,
DOI: 10.7784/rbtur.v15i3.2035.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page