What is it about?

O uso de redes sociais online e aplicativos de mensagens está cada vez mais presente na vida diária dos brasileiros. Apesar dos grandes benefícios de comunicação e entretenimento potencializados por essas mídias, há também diversos riscos que precisam ser considerados, como a aplicação de golpes digitais e a propagação de notícias falsas. O uso de bots sociais com fins políticos tem se tornado uma grande preocupação e levantado alertas sobre o impacto nas discussões democráticas. Este trabalho apresentou um estudo de caso comparando diversos algoritmos de inteligência artificial explicáveis e não-explicáveis aplicados à detecção de bots no Twitter durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018.

Featured Image

Why is it important?

Nos últimos anos surgiu uma grande preocupação de como os bots sociais podem estar prejudicando discussões democráticas e influenciando os resultados das eleições. Existem diferentes formas automática para auxiliar no processo de detecção desses bots. Este trabalho comparou diferentes abordagens considerando apenas características do perfil dos usuários e da frequência em que atuam nas redes sociais, sem realizar uma análise textual do conteúdo postado.

Perspectives

A identificação de bots sociais é uma atividade muito importante atualmente. Existem diversas formas de detectá-los e encontrar as mais efetivas, em diferentes contextos, é um desafio técnico e científico. Este trabalho contribuiu nesta direção e tem como próximos passos a análise do conteúdo textual publicado pelos usuários.

Dr. Luciano Digiampietri
Universidade de Sao Paulo Campus da Capital

Read the Original

This page is a summary of: Comparação de algoritmos para detecção de bots sociais nas eleições presidenciais no Brasil em 2018 utilizando características do usuário, Revista Brasileira de Computação Aplicada, November 2020, UPF Editora,
DOI: 10.5335/rbca.v13i1.11199.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page