A Oferta tecnológica acadêmica da mesorregião do sul fluminense: um estudo informétrico do Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP)

Maxwel Ferreira, Gustavo Motta
  • Revista Ciências Administrativas, March 2016, Universidade de Fortaleza
  • DOI: 10.5020/2318-0722.2016.v22n1p225

Análise dos Grupos de Pesquisa da Mesorregião Sul Fluminense

What is it about?

Este artigo identifica o perfil da oferta tecnológica acadêmica por meio de um estudo informétrico dos grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq na Mesorregião Sul Fluminense.

Why is it important?

A Mesorregião do Sul Fluminense destaca-se no estado do Rio de Janeiro pela sua participação no PIB, por sua importância histórica, pela quantidade de empresas instaladas e também pela quantidade de Instituições de Ensino Superior. Com este estudo, identifica-se a Oferta Tecnológica desta mesorregião, favorecendo a relação com a Demanda por Tecnologia das organizações e sociedade.

Perspectives

Dr Gustavo da Silva Motta
Universidade Federal Fluminense

Como resultado, foram identificados: o aumento na quantidade de GP por ano no estado e na MSF; a cidade de Volta Redonda como a que concentra maior numero de GP na MSF; identificação da OT da MSF, concentrada, nas seguintes temáticas: Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Foi possível identificar que a OT da MSF foi criada para atender às necessidades locais. Ainda, há indícios de colaboração entre Empresa-IES. Encontrou-se com a pesquisa que a principal ofertante de tecnologia é a Universidade Federal Fluminense.

Read Publication

http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.2016.v22n1p225

The following have contributed to this page: Dr Gustavo da Silva Motta