What is it about?

Numa sociedade marcada pela rápida mudança e globalização da informação e do conhecimento, antecipar as alterações na educação exige a interpretação das competências necessárias a desenvolver nos profissionais de educação social. Considerando que os atuais contextos sociais são progressivamente mais mutantes, torna-se pertinente analisar a importância das competências socioemocionais na atividade profissional do educador social.

Featured Image

Why is it important?

O trabalho do educador social enfrenta na atualidade grandes desafios e muitas oportunidades de sucesso se recorrer a estratégias de aprendizagem social e emocional para colmatar as assimetrias sociais.

Perspectives

É essencial o desenvolvimento de competências socioemocionais à correta e efetiva inclusão escolar, pois importa educar emoções e comportamentos, o saber sentir e o saber ser, em benefício de uma sociedade futura mais salutar, com o próprio e com o ecossistema social que o rodeia. Assim, e considerando o trabalho desempenhado pelo educador social, é essencial que sejam detentores destas mesmas competências, pois têm a responsabilidade de apoiar e encaminhar os mais vulneráveis e desfavorecidos, ao mesmo tempo que lhe cedem competências de vida e para a vida, de modo a reduzir e anular as fissuras sociais.

Sabina Valente
Research Center in Education and Psychology - University of Évora

Read the Original

This page is a summary of: Competências socioemocionais na atividade do educador social: implicações à inclusão escolar, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, October 2020, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educacao,
DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14441.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page