What is it about?

O propósito deste trabalho é o de mostrar como a Nova Gestão Pública, ao incorporar ferramentas e pontos de vista oriundos da iniciativa privada, abre espaço para maior atuação dos engenheiros de produção no Estado. Na introdução é apresentada uma contextualização histórica da evolução da gestão pública, desde o modelo patrimonialista, passando pelo modelo burocrático e pelo gerencial, até a assunção da Nova Gestão Pública. É também apresentada uma contextualização histórica da própria Engenharia de Produção. A busca por interfaces entre esses dois campos do conhecimento se deu a partir de uma investigação teórica, na qual se procurou entender quais práticas de gestão estariam associadas, simultaneamente, a elementos da Engenharia de Produção e da Nova Gestão Pública.

Featured Image

Why is it important?

Os resultados dessa investigação nos mostram que essa interface atinge todos os elementos da Nova Gestão Pública e todas as subáreas da Engenharia de Produção.

Perspectives

Este artigo permite interpretar a influência da Nova Gestão públicad praticada no Brasil sobre o exercício da Engenharia de Produção.

Professor Helder Gomes Costa
Universidade Federal Fluminense

Read the Original

This page is a summary of: A Nova Gestão Pública como indutora das atividades de Engenharia de Produção nos órgãos públicos, Production, September 2013, FapUNIFESP (SciELO),
DOI: 10.1590/s0103-65132013005000063.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page