What is it about?

Este trabalho combinou análise de redes sociais e bibliometria para estudar informações de 23.352 pessoas que declararam o Turismo como uma de suas áreas de atuação em seus currículos Lattes. Investigou-se a migração dos indivíduos dentro das unidades da federação, as principais instituições responsáveis por sua formação em nível superior, bem como sua produção científica. As redes de coautoria estaduais e a rede nacional foram analisadas considerando diferentes métricas da análise de redes sociais.

Featured Image

Why is it important?

O presente trabalho destaca-se pelo estudo do currículo de um grande número de pessoas (23.352) que autodeclararam a área de Turismo como uma de suas áreas de atuação. Desta forma, foi possível ter uma visão bastante ampla desta área no Brasil. Foram identificados os principais estados que atraem profissionais do turismo, as principais instituições responsáveis pela formação superior desses profissionais, bem como as redes de coautoria formadas. Os resultados indicam a existência de um campo de conhecimento fragmentado e ainda em fase de amadurecimento.

Perspectives

O campo do turismo apresenta-se em constante amadurecimento. Trata-se de uma área na qual ainda há predominância de pesquisas locais/regionais cujos resultados são publicados em português. Há profissionais do turismo espalhados em todos os estados da federação, mas a rede de colaboração científica ainda é bastante esparsa.

Dr. Luciano Digiampietri
Universidade de Sao Paulo Campus da Capital

Read the Original

This page is a summary of: O campo de turismo no Brasil: caracterização e análise da rede de pesquisadores e sua dinâmica regional, Perspectivas em Ciência da Informação, June 2021, FapUNIFESP (SciELO),
DOI: 10.1590/1981-5344/4030.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page