What is it about?

Esta pesquisa investiga o Curriculum Vitae (CV) por meio dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico Funcional (LSF) e da Linguística de Corpus (LC). O contexto discursivo dos CVs é analisado a partir da perspectiva da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Dentre as diversas possibilidades de investigação, a metafunção ideacional foi escolhida como o recurso linguístico para a análise da relação entre o escritor do CV e seu produto, ou seja, ele mesmo. Por meio das escolhas léxico-gramaticais e da interação entre o escritor e o seu próprio marketing como um produto, investigaremos como o escritor se nomeia e come é nomeado. De que forma esse produto é vendido e que papéis são atribuídos a ele. A LSF que prega a linguagem como interação, a linguagem como uma semiótica social que enfatiza a produção de sentido dentro da cultura e da história. Associada a interface da LSF, a pesquisa faz uso da Linguística de Corpus (LC) por meio da ferramenta de análise: WordSmith Tools (SCOTT, 2012) e da compilação de um corpus de CVs autênticos em língua portuguesa brasileira.

Featured Image

Why is it important?

A pesquisa aproveita a confluência da LSF com a LC tanto no campo teórico, quanto no metodológico. No teórico, por meio da confluência entre a linguagem e seu uso, no metodológico, por meio da análise de textos. Os resultados mostram que cada um dos contextos discursivos presentes nos CVs possuem uma função própria e que tais funções podem ser observadas por meio das escolhas léxico gramaticais utilizadas especificamente para esse tipo de registro, o que pode proporcionar subsídios para facilitar – o uso da linguagem – a compreensão desse tipo de registro e ajudar tanto o produtor de CVs quanto seus leitores e tradutores.

Perspectives

Ajudar e proporcionar subsídios para facilitar – o uso da linguagem – a compreensão desse tipo de registro e ajudar tanto o produtor de CVs quanto seus leitores e tradutores.

Dra. Simone Vieira Resende
Escola Britânica de Artes Criativas - EBAC

Read the Original

This page is a summary of: ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E DA LINGUÍSTICA DE CORPUS, Caderno Seminal, December 2016, Universidade de Estado do Rio de Janeiro,
DOI: 10.12957/cadsem.2016.27175.
You can read the full text:

Read

Resources

Contributors

The following have contributed to this page