What is it about?

O trabalho realizou uma análise bibliométrica de 16 revistas científicas brasileiras na área do Turismo, responsáveis pela publicação de 3.887 artigos entre 1990 e 2018, os quais receberam mais de 10.000 citações. As revistas foram analisadas considerando a quantidade de artigos publicados, citações recebidas e índices G e H. Adicionalmente, foram analisadas as citações ocorridas dentro de artigos de um mesmo periódico e entre estes 16 periódicos brasileiros da área.

Featured Image

Why is it important?

Observou-se um constante aumento no impacto, nos últimos anos, dos 16 periódicos brasileiros de turismo. Com base nas métricas analisadas, quatro revistas científicas se destacam das demais e uma quinta se apresenta em ascensão mais acelerada, se aproximando destas quatro primeiras. A área parece estar ganhando cada vez mais maturidade, a qual tem sido refletida em seus periódicos nacionais.

Perspectives

As análises bibliométricas focadas em uma área específica permitem a caracterização dessa área e o entendimento de sua dinâmica. Analisar os periódicos brasileiros de turismo, considerando um período de quase 30 anos, permitiu o entendimento de parte da evolução desta área no Brasil, bem como identificar quais são os principais veículos nacionais utilizados para a divulgação das pesquisas científicas nessa área.

Dr. Luciano Digiampietri
Universidade de Sao Paulo Campus da Capital

Read the Original

This page is a summary of: Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018), Revista Turismo em Análise, December 2020, Universidade de Sao Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP,
DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i2p200-226.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page