What is it about?
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, Brasil, oferta aos estudantes, no segundo semestre do 4 ano, aprofundamentos em áreas como Educação Infantil, Educação Especial e Gestão em Educação. Para verificar se ha relação entre a opção pelo aprofundamento em Educação Especial e a concepção acerca de Educação Inclusiva e Especial, teve-se por objetivo identificar as concepções dos estudantes do 4 ano de Pedagogia sobre Educação Inclusiva e Especial, após a opção pelo aprofundamento, porem antes do início do aprofundamento. Participaram 60 estudantes. Utilizou-se a Escala de Concepções sobre Educação Inclusiva e Educação Especial. A escala contêm 20 itens. Cada item e constituído por três enunciados com conteúdos que representam três concepções de Educação Inclusiva ou de Educação Especial, seguidos de três alternativas de respostas que indicam o grau de concordância com cada um dos enunciados. As concepções de Educação Inclusiva compreendem: sinonímia com a expressão inclusão escolar, sinonímia com a expressão inclusão escolar de pessoas com deficiência e sinonímia com a expressão educação de qualidade. As concepções de Educação Especial compreendem: modalidade educacional específica, modalidade de ensino transversal e modalidade educacional excludente. A concepção de Educação Inclusiva como sinonímia da expressão educação de qualidade e a concepção de Educação Especial como modalidade de ensino transversal destacaram-se nos três aprofundamentos. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos (p > 0,05), mas dentro dos três grupos, foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre as três concepções de Educação Inclusiva e de Educação Especial (p < 0,05).
Featured Image
Why is it important?
Os resultados alcançados neste estudo sugerem a possibilidade de que a matriz curricular da da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, Brasil, pode ter alguma influência na formação da concepção de Educação Inclusiva e Educação Especial por parte dos estudantes, uma vez que todos os participantes, independentemente da área de aprofundamento pela qual fizeram a opção, predominantemente entendem a Educação Inclusiva como sinonímia da expressão educação de qualidade e a Educação Especial como modalidade de ensino transversal. Com isso, temos o indicativo de que, ao menos em relação as concepções avaliadas, aquilo que esta sendo apresentado pelos docentes por intermédio da matriz curricular desta unidade parece ter algum efeito nas concepções dos estudantes.
Read the Original
This page is a summary of: CONCEPÇÕES: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL, Journal of Research in Special Educational Needs, August 2016, Wiley,
DOI: 10.1111/1471-3802.12153.
You can read the full text:
Contributors
The following have contributed to this page







