What is it about?

Após a implantação da vigilância da raiva em morcegos no Ceará, Brasil, os profissionais que atuam na vigilância da doença nos municípios do estado passaram a enviar mais amostras aos laboratórios de diagnóstico da raiva e consequentemente teve um incremento dos casos positivos para o vírus nestas espécies. A situação causa preocupação para os profissionais de saúde, pois coloca em risco a população e os animais domésticos de contrair a raiva transmitida por morcegos. Esta situação reforça a importância da implementação das ações de vigilância dos animais domésticos através da campanha de vacinação e o fortalecimento das pessoas expostas com o tratamento profilático em tempo hábil e oportuno.

Featured Image

Why is it important?

Para saber se o vírus está circulando nos municípios do estado e fortalecer a vigilância da população, evitando assim novos óbitos humanos por raiva transmitida por morcegos..

Perspectives

Espero que este artigo sirva de referencia para que os profissionais de saúde tenham conhecimento da situação epidemiológica da raiva em morcegos no estado do Ceará e, da importância e forma de atuação dos profissionais em relação a vigilância passiva da raiva em espécies silvestres, em especial os morcegos, sirva de referencia para outros países. além da honra de ter tido a participação de pesquisadores renomados na produção deste artigo, os quais são colaboradores de longa data.

Naylê Duarte
Universidade Federal do Ceara

Read the Original

This page is a summary of: Increased detection of rabies virus in bats in Ceará State (Northeast Brazil) after implementation of a passive surveillance programme, Zoonoses and Public Health, December 2019, Wiley,
DOI: 10.1111/zph.12670.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page