What is it about?

A síndrome do túnel do carpo (STC) é resultante da compressão e/ou tração do nervo mediano no túnel do carpo. É a mais frequente neuropatia compressiva dos membros superiores e, geralmente, tem causa idiopática. O diagnóstico é essencialmente clínico através dos sintomas e testes provocativos. A descompressão do nervo mediano por secção do ligamento transverso do carpo é o tratamento de escolha,mas a ausência de consenso sobre o tipo de sutura e fio cirúrgico a serem utilizados na cirurgia aberta de descompressão do túnel do carpo justifica a importância de se avaliar os resultados comparativos dos estudos existentes, tendo como objetivo descrever a influência dos diferentes tipos de suturas e fios cirúrgicos e, assim, orientar os profissionais quanto à conduta mais adequada. Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura internacional e nacional. Foram encontrados quatro estudos comparando a influência dos tipos de fios cirúrgicos e umestudo avaliando a influência do tipo de sutura. A partir dos estudos comparativos, observou-se que a utilização de sutura não absorvível mostra-se vantajosa pela menor ocorrência de inflamação e complicações de ferida pós-operatória. Ao utilizar suturas Donatti, a inversão de bordas da ferida é menos provável de ocorrer em comparação com suturas individuais simples, porém estas estão relacionadas com dor pós-operatória mais prolongada.

Featured Image

Why is it important?

A partir dos estudos comparativos, observou-se que a utilização de suturas absorvíveis está associada a uma resposta imunogênica durante o período pós-operatório, que pode levar a complicações, tais como inflamação residual da ferida, abscessos e formação de granulomas, justificando o uso das suturas não absorvíveis. Deste modo, os estudos inferem que o uso de fio absorvível apresenta resultados inferiores àqueles observados quando do uso do fio não absorvível. De acordo com os dados obtidos, a utilização de sutura não absorvível com monofilamento de polipropileno (Prolene®) mostrou-se vantajosa pelamenor ocorrência de inflamação e complicações de ferida pós-operatória. Caso se opte por um fio de sutura absorvível, é preferível a utilização do Vicryl Rapide®, pois possui dissolução mais rápida, diminuindo a ocorrência de processos inflamatórios, com resultados semelhantes aos fios não absorvíveis. Quanto ao tipo de sutura, tanto a sutura Donatti como as suturas simples apresentaram excelente formação da cicatriz, porém as suturas Donatti estão relacionadas com dor pós-operatória mais prolongada. A sutura simples obteve melhores resultados, devido à sua localização mais superficial, com menor risco de absorção retardada sob a pele, frequentemente observada na sutura contínua subcutânea.

Read the Original

This page is a summary of: A influência do tipo de fio cirúrgico e sutura nos resultados da cirurgia aberta da síndrome do túnel do carpo, Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia Brazilian Neurosurgery, May 2017, Thieme Publishing Group,
DOI: 10.1055/s-0037-1603106.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page