What is it about?

Estudo das quedas ocorridas em 97 pacientes com artrite reumatoide em 1 ano, e a comparação de quem teve queda com quem não caiu em relação às características clínicas, à capacidade funcional e aos testes físicos.

Featured Image

Why is it important?

A ocorrência de quedas em pacientes com artrite reumatoide é mais alta que a população geral, mesmo comparando-se com idosos. Isso oferece risco de fraturas, que são mais fáceis de ocorrer nesse grupo de pacientes que apresenta maior risco de osteoporose.

Perspectives

Tanto as quedas quanto o medo de cair são comuns nessa população, no entanto não é possível prever sua ocorrência baseando-se em atividade da doença, capacidade funcional ou mesmo testes de aptidão física. Os pacientes devem ser questionados se já caíram e se têm medo de cair pois isso traz implicações para sua qualidade de vida.

PhD Marcos Renato de Assis
Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Read the Original

This page is a summary of: Ocorrência de quedas e sua associação com testes físicos, capacidade funcional e aspectos clínicos e demográficos em pacientes com artrite reumatoide, Revista Brasileira de Reumatologia, May 2017, Springer Science + Business Media,
DOI: 10.1016/j.rbr.2016.08.003.
You can read the full text:

Read

Contributors

The following have contributed to this page